Menu superior

Latest items

Home / Notícias

Notícias

FIKANI, 2017

A cerimónia de abertura oficial da Vª Edição do mais prestigiado ponto de negócios e encontro entre Empresas e Instituições turísticas nacionais com suas homólogas em África e outras partes do mundo, a Feira Internacional de Turismo de Moçambique – FIKANI, decorreu no dia 13.10.17. Esta cerimónia foi dirigida por Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique.

FIKANINYUSI2018 - Copy

O Presidente da República que proferiu o discurso de abertura do evento, realçou que “o governo elegeu o turismo como uma das áreas prioritárias e este sector tem vindo a desenvolver um papel preponderante na economia, fruto de investimentos do sector público e privado”. Ainda na sua intervenção, o Presidente da República referiu-se ao “visto de fronteira, que constitui uma acção do governo para facilitação do movimento migratório, a abertura do espaço aéreo que contribuirá para a redução dos custos de viagens” e ainda “ao esforço do governo para melhorar alguns entraves, tal como as condições das vias de acesso, a extensão de energia e a formação dos Guias de Turismo”. Sobre a feira, referiu que “FIKANI constitui uma oportunidade de Moçambique se fazer conhecer para os nacionais e para os estrangeiros e um espaço para estabelecer parcerias e promover a troca de experiencia”. Por último declarou aberta a Vª Edição de FIKANI – Feira Internacional de Turismo de Moçambique.

FIKANI, encerrou no dia 15 de Outubro, no salão principal de exposições. A cerimónia foi dirigida pelo Ministro de Cultura e Turismo, que na ocasião agradeceu aos expositores pela participação e formulado o convite para participação na VI Edição do FIKANI. Importa salientar, que esta cerimónia foi precedida pela entrega de prémios aos expositores, onde, Província de Inhambane venceu na categoria de Melhor Stand Nacional, Reino da Suazilândia venceu na categoria do Melhor Expositor Estrangeiro, VIP Hotels venceu na categoria Revelação, Uzuri Creations venceu na categoria Moda, FEIMA venceu na categoria Artesanato e Província de Niassa, venceu na categoria Gastronomia.

Moçambique no Sanganai World Tourism Expo 2017

Moçambique participa na presente edição do Sanganai World Tourism Expo 2017, representado pelo Instituto Nacional do Turismo (INATUR), Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e Lodge de Ndzou Camp. A participação de Moçambique no evento tem por objectivo estabelecer contactos para atrair turistas de outros quadrantes do mundo, bem como investidores para apoiar no desenvolvimento do turismo no país, particularmente nas áreas de conservação.

zimbabue foto

Durante o speed networking organizado durante a feira, foi vísivel que Moçambique está a despertar a atenção dos mercados emissores do turismo, na Asia e Europa do Leste. Os operadores turísticos Asiáticos e Europeus, mostraram interesse em apostar no mercado Moçambicano, a partir do ano 2018. Para tal, pretendem conceber pacotes para o mercado Moçambicano, particularmente para as áreas de conservação.

O evento que decorre na Cidade Zimbabweana de Bulawayo, conta com a participação de mais de 300 expositores, incluindo agências de viagens, operadores e provedores de serviços de turismo da África, Á sia, América do Norte e América do Sul.

Moçambique Participa na Feira INDABA - 2017

indaba

Decorreu de 16 à 18 de Maio, o INDABA 2017, uma das maiores feiras de turismo em África.

O evento aconteceu na África do Sul, no Centro de Convenções Internacionais Inkosi Albert Luthuli, na cidade de Durban (África do Sul) e contava receber mais de sete mil participantes.

Delegação Moçambicana, liderada pelo Instituto Nacional de Turismo (INATUR), participou, tendo ganho o prémio PLATINUM AWARD de melhor País expositor de África.

Participaram na feira representantes de diferentes pontos do mundo, trazendo consigo experiências e produtos turísticos do continente, além de diversos compradores de Turismo.

Neste ano, criou-se o espaço Hidden Gems, para apresentar compradores e visitantes a pequenas empresas de Turismo de cada uma das nove províncias Sul-Africanas, visando estimular a inclusão de uma ampla gama de experiências em roteiros pela África do Sul.

Prepararam também um pavilhão voltado para os produtos de luxo, o Tourism Grading Council, que atendeu compradores em busca de opções cinco estrelas, pelos quais muitos destinos do continente são conhecidos.

Bazaruto no World Travel Awards 2017

Criado em 1993, o World Travel Awards, têm realizado cerimónias de gala anuais para reconhecer, recompensar e celebrar a excelência em todos os sectores da indústria do turismo.

Este ano, terá lugar a 24ª Edição, prevista para o 11 de outubro, em Kigali, no Ruanda - com líderes do Governo e da Indústria, onde Bazaruto foi nomeado para a Categoria: Destino de Praia em África. A votação para a Região de África está aberta no www.worldtravelawards.com/vote e terminará no dia 21 de Agosto de 2017.

Os votos são emitidos por profissionais de viagens e consumidores, garantindo que apenas as empresas mais merecedoras terminem com um desses elogios de prestígio.

Bazaruto - beach loungers and bay

MOÇAMBIQUE NO ITB - 2017

ITB 3

Moçambique participou de 08 à 12 de Março corrente na 51ª Edição da Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB), considerada um dos líderes de eventos de Turismo e Viagens Internacionais e uma importante plataforma de negócios para as ofertas turísticas globais.

Neste evento, que reuniu cerca de 10 mil expositores de 184 países e regiões, a Delegação Moçambicana foi liderada pelo Instituto Nacional de Turismo que se fez acompanhar pelo sector privado.

A previsão é que cerca de 120 mil visitantes passem pelos 26 pavilhões do evento e se ultrapassem a marca dos 7 biliões de Euros em transações comerciais alcançadas na Edição anterior.